Temos muito gosto em a/o convidar para uma conversa especial com Teresa Gonçalves Lobo, a decorrer dia 12 de Janeiro pelas 19:00, no contexto da exposição "ENTRE NÓS".
"E se uma linha contivesse toda uma história de vida? Os seus momentos de alegria, tristeza, hesitação, frustração? Autora de um léxico muito próprio, Teresa Gonçalves Lobo apresenta nesta exposição uma série de desenhos criados a partir desse universo tão único e “vulcânico” de Herberto Hélder, em particular da ...
Show the whole text
Temos muito gosto em a/o convidar para uma conversa especial com Teresa Gonçalves Lobo, a decorrer dia 12 de Janeiro pelas 19:00, no contexto da exposição "ENTRE NÓS".
"E se uma linha contivesse toda uma história de vida? Os seus momentos de alegria, tristeza, hesitação, frustração? Autora de um léxico muito próprio, Teresa Gonçalves Lobo apresenta nesta exposição uma série de desenhos criados a partir desse universo tão único e “vulcânico” de Herberto Hélder, em particular da sua poesia.
Nesta espécie de obra total, “ENTRE NÓS” prossegue esse protagonismo da linha e do traço que têm caracterizado a sua produção artística, assumindo porém outras metamorfoses e amplitudes interpretativas. Dos inúmeros sentidos literais da palavra, escolha-se o nó enquanto “ponto onde convergem vias de comunicação” já que a Arte é um dos veículos primordiais para comunicarmos mensagens, ainda que abstractas e do foro da experiência humana, portanto pessoal e subjectiva. A relação entre a obra de Teresa Gonçalves Lobo e a palavra não é de agora, tem sido uma construção contínua e visceral desta, que se vem afirmando, como a sua caligrafia, assente num conjunto próprio de símbolos e significados. No princípio era o verbo... Ou seria o traço? Continuo sem resposta, mas com a felicidade inerente à pergunta."
Ana Matos